18 fevereiro, 2008

No Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves, RS

O Almoço no Giuseppe

Decidimos ir ao Vale dos Vinhedos na sexta-feira, ainda que a previsão do tempo que consultamos indicasse 80% de chances de chuva. Acordamos no sábado às 7h da manhã, e como já estamos no horário de verão, fazia sol e calor já cedo, o que acabou sendo o fator decisivivo. Saímos de casa às 9:15h da manhã e chegamos em Bento Gonçalves às 11:20h, com um tempo nublado que não prometia nada. Nem chuva, nem sol.

Passamos na sede da Aprovale, logo na entrada da estrada dos vinhedos pra conseguir alguns folhetos e perguntar direitinho onde ficava a cantina onde queríamos almoçar: O Giuseppe. Ficamos sabendo que a última visitação da manhã das vinícolas começava dentro de cinco minutos, às 11:30h e recomeçava às 13:30. Achamos melhor almoçar com calma e voltar durante a tarde.

Chegamos no Giuseppe às 11:30h e fomos recebidos na porta pelo mâitre. Como ele disse, estávamos abrindo a casa, já que éramos os primeiros clientes do dia. Escolhemos uma mesa e o garçon perguntou se queríamos um aperitivo antes de começar o almoço. Escolhemos uma taça de vinho da casa. O Arno foi de tinto e eu, que não sou muito de beber vinho tão cedo, escolhi um branco geladinho.

Logo veio o primeiro prato do almoço: Agnolinni in brodo, um pãozinho caseiro que era uma delícia e um parmesão ralado que adoramos. Logo vieram as saladas, maionese e radicchio com torresmo, polenta frita com queijo e orégano e bolinhos de queijo pra acompanhar um galeto ao primo canto que é sensacional. Muito bem temperado, sem excessos, muito, mas muito macio por dentro e com uma casquinha crocante no ponto. Não tenho vergonha nenhuma de dizer que me fartei com aquele galetinho. Não é à toa que foi eleito o melhor do Brasil pelo Guia 4 Rodas.

Terminou por aí? Nãããão. Ainda viriam as massas: Tortéi de abóbora ao sugo pro Arno e espaguette ao funghi pra mim. Nunca tinha experimentado o tortéi e não posso dizer que gostei... Achei o recheio de abóbora muito adocicado e puxado na noz moscada, mas o molho sugo era excelente. Puro tomate. O meu espaguete estava ótimo, ainda que o funghi pudesse ter dado mais as caras no molho funghi.

Terminamos os trabalhos com a sobremesa e uma água mineral. O Arno escolheu o tão amado sagu com creme (realmente era perfeito) e eu, ambrosia. Recusamos o expresso e pegamos a estrada para as vinícolas.

Altamente recomendado.

Giuseppe
Na RS-470 (estrada que leva ao vale dos vinhedos) - km 221
Bento Gonçalves
(54) 3463-8505