18 fevereiro, 2008

No Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves, RS

Visitando a Miolo


Chegamos na Miolo às 13:15h e ficamos encantados com a imponência, o charme, o tamanho e o capricho com os detalhes. A entrada na vinícola é gratuita, mas se houver interesse em fazer a degustação e participar do tour com um guia, o visitante vai precisar de um voucher no valor ou de 5 reais, que dá direito à degustação de vinhos leves, 10 reais, onde degusta vinhos de médio-corpo ou 15 reais, degustação de vinhos encorpados. Esse voucher pode ser trocado depois por mercadorias no varejo da vinícola.


Lá atrás daquelas arvorezinhas em fila, todo o verdinho que vc pode enxergar são videiras. E é só um pedacinho da área de cultivo.


O centro de visitantes da Miolo.

Pagamos os 10 reais e começamos o tour, guiados pelo Abel, que é enólogo. Primeiro, ele nos levou ao lugar onde existem exemplares de todas os 45 tipos de uvas que eles cultivam: Pinot noir, gamay (achei linda, tem folhas cor de vinho), tempranillo, chardonnay, merlot... Depois fomos conhecer as enormes pipas de carvalho onde o vinho era feito antigamente e as atuais, feitas em inox.


O guia Abel, a pipa de carvalho e o Arno aprendendo a fazer vinho.


As pipas de inox que substituíram as de madeira.


O tour continuou e chegamos ao lugar onde os vinhos ficam armazenados em centenas de barris de carvalho, cada um custa em torno de 1600 euros e precisam ser renovados a cada 6 anos.


Os barris de carvalho.


O Abel também mostrou as garrafas de espumante sendo elaboradas pelo método mais artesanal, o champenoise, o mesmo utilizado na região de Champagne, na França.


Rémuage é o nome que se dá às rotações e inclinações da garrafa para obter o espumante através do método champenoise.


Conhecemos também a adega da vinícola, o famoso Lote 43 da Miolo, que ainda é produzido com uvas cultivadas no primeiro lote de terra da família Miolo.


A adega.




Terminamos a visitação com a degustação de 4 vinhos e um espumante. Fiquei chateada, pois achei mais interessante as descrições do vinhos leves, da degustação de 5 reais... Embora o espumante da degustação que escolhemos fosse incrível.




Depois da degustação, fomos ao varejo da Miolo para trocar o nosso voucher. Lá estava rolando uma degustação de queijos feitos com leite de ovelha. Adivinha se não fomos participar... Achei ótimo, pois, além de outros, pude experimentar dois queijos que me deixavam curiosa: O pecorino e o feta. O Arno adorou o pecorino, eu sou muito mais o feta, que achei mais saboroso, ainda mais porque vinha temperado com tomate seco. Outro que gostamos muito foi um tipo de queijo arábe, temperado e conservado em azeite e servido com torradinhas. O Arno também gostou do queijo com pesto de castanha de caju.


Escolhemos um licor de chocolate pra trocar o voucher e fomos visitar o restante da vinícola.

De tirar o fôlego.


Um lago cheio de carpas enormes.




A vinícola Cave de Pedra, em forma de castelo, que pode ser vista da Miolo.




Época da vindima. Videiras mais videiras, carregadinhas de uvas...




Sim, nós roubamos algumas, ok?


Ao lado de cada parreiral, eles plantam uma roseira. Pra enfeitar? Não... é que a roseira é uma planta muito sensível. Se houver qualquer problema no solo ou infestação de pragas, isso pode ser detectado através das alterações nas roseiras, mas essa eu já sabia... ;)


E a Miolo é apenas uma das dezenas de vinícolas da região, cheia de videiras, mas também de capitéis, casa antigas, restaurantes maravilhosos, queijarias. Como eu disse antes, um charme só, que não perde em nada pras regiões vinícolas de outros países e que vale muito a pena conhecer.