20 março, 2008

Tomates Amendoins VERDES fritos torrados

Bom, tudo começou como sempre começam os grandes desastres: Num pequeno detalhe. No caso, uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

No intuito de ser uma dessas vovós que recheiam cascas de ovos com amendoins torrados para o netinho, minha mãe comprou um saco de amendoins, catou uma receita de fé num dos cadernos e arregaçou as manguinhas. Açúcar, amendoins e água numa panela, mexer, mexer, mexer. Parecia não ter segredo e tudo foi se encaminhando bem. Nisso, ela vira pra mim e pergunta:

- Tem bicarbonato de sódio?
- Ahan. Comprei faz nem uma semana.
- Ótimo, porque vai.
- Vai?
- Vai. Diz na receita.
- Ok...

Bicarbonato em mãos, ela mede uma colherzinha de chá e junta ao amendoim. O cheiro da mistura muda instantaneamente.

- Mãe...
- É assim, mesmo.

Não me contive e fui dar uma espiada na panela, que ela continuava mexendo.

- Mãe! Isso tá VERDE!
- Er... é, né? Mas acho que é assim mesmo, sabe? Bicarbonato escurece as coisas, tipo bolo de chocolate, fica mais marronzinho...

Minha mãe, a eterna otimista.

- Mãe! Oi? O negócio ficou verde! Abortar missão!
- Não, não, a cor vai mudar...

E assim, ela levou o troço até o fim, na fé. E no final das contas, a cor realmente mudou: Do verde mais verde que você já viu para o preto mais preto que você já viu. Entendeu o drama?

Quem não matou a aula de química pra jogar truco no bar e souber explicar a reação química que resultou nos amendoins verdes, esteja à vontade. Mas antes do Matheus abrir os ovinhos, se não for pedir muito...