12 fevereiro, 2008

Sopa creme de abóbora e frango

Durante a madrugada de ontem, caiu uma chuvarada que não via há tempos. Sério. Choveu tanto e tão forte que até deu medo do telhado de casa não agüentar e vir abaixo.

No dia seguinte, assim que percebi que a temperatura tinha baixado uns bons graus, aliviando o calor dos últimos dias, comecei a pôr essa sopa em prática. Sim, porque decidi que faria uma sopa nos mínimos detalhes, desde o caldo de frango. O que fez toda a diferença.

Ingredientes para o caldo de frango

1 peito de frango com osso
1 cebola
2 dentes de alho
pimenta do reino a gosto
sal a gosto

Primeiro, tirei a pele do frango e temperei com sal e pimenta. Reservei. Daí fatiei o alho, cortei a cebola em gomos e levei à panela com um fiozinho de óleo quente. Quando o alho começou a ficar dourado, coloquei o peito de frango só pra dourar um pouquinho. Cobri com água e deixei ficar por um booooom tempo em fogo baixo, controlando a água até que o frango cozinhasse bem e soltasse do osso com facilidade. Nisso, tirei o frango da panela, deixei o caldo cozinhar mais um pouquinho, acertei o tempero, coei e estava pronto o caldo.

Ingredientes para a sopa

1/2 abóbora cabotiá média
caldo de frango
1 cebola
peito de frango desfiado
tempero verde a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Descasquei a abóbora (a parte detestável, sempre me corto), cortei em cubinhos e juntei ao caldo de frango, que estava fervendo na panela, coadinho e deixei cozinhar até que ficasse bem macia. Então coloquei a abóbora no liqüidificador, o caldo, e bati até que virasse um creme (aqui, vai do gosto do freguês: conforme goste da sopa mais ou menos espessa, coloque mais ou menos caldo, ok?) e reservei.

Dourei uma cebola no azeite, juntei o peito de frango já desfiado e o creme de abóbora. Deixei cozinhar um pouquinho mais (não muito, para não secar), acertei o tempero e desliguei o fogo.

Na hora de servir, coloquei um punhadinho de tempero verde picado. Namorado colocou uma colher de milho em lata, que deu um croc-croc muito bom :)

Verdade verdadeira? Sem falsa modéstia? Foi a melhor sopa ever que já tomei. A partir de ontem, sopa só com caldinho feito em casa!