22 junho, 2006

Recebi hoje:

Vinte e dois de junho

Hoje é 22 de junho, sim... Sempre quando essa data se aproxima, começo a ter comichões buscando em mente o que está por vir... A Páscoa se foi, o Descobrimento do Brasil é em abril, o aniversário do Bono é em maio. Hmmm, junho é o mês dos cancerianos?! Poxa vida. Vinte e dois! E de junho! É mesmo...

A data me remete a uma pessoa que conheço há algum tempo já. Alguém com quem, nos tempos de escola, passava o recreio na biblioteca, procurando livros divertidos. Uma companheira com a qual podia passar vários minutos sentada em silêncio, e ao levantar sentia como se tivera a mais profunda das conversas.

Escrever algo original e interessante para uma amiga especial, sobre um dia especial, pode ser um tanto complicado. Ainda mais quando essa pessoa é o “Aham... É assim mesmo” na hora exata, o empurrãozinho de motivação e a lente de aumento com o poder de mostrar as letrinhas miúdas de um contrato furado... Tudo ao mesmo tempo (!). O fato de a mesma ser inteligente e possuidora de um humor tão fino e suave como os temperinhos que inventa para suas saladas vegetarianas também não facilita o trabalho.

Cheguei a pensar, como solução, naqueles famosos cartões de aniversário do Garfield, com piadinhas sobre o fato de estarmos ficando mais velhos, ou não termos dinheiro suficiente para comprar um presente. São engraçadinhos... Mas bem manjados. No entanto, não mais repetitivos que as mensagens de agradecimento pelo prazer por mais um ano de convívio, etc, etc, etc. Os desenhos que acompanham essas últimas até que são simpáticos. Ok, desisto.

Um es-cri-tor fa-mo-so. Sim! Elejamos meu salvador: vejamos, García Márquez? O cara é legal, mas já estaremos em setembro quando (e se) conseguir falar com ele... Neruda? Morto. Machadão? Morto. Herman Hesse? Morto. Wilde? Morto. Hmmm. Preciso de um copo. Vou recorrer a um defunto mesmo.

Apesar do desconforto ao vislumbrar o possível sucesso de minha empreitada, arrisquei um tête-à-tête transcendental com Shakespeare. Seria uma boa dedicar um texto inédito do dramaturgo defunto inglês a minha amiga. Toalha branquinha limpa na mesa, algumas velas, muita concentração. “Out, out, brief candle...”. No way. “Full of sound and fury”? Nem sinal.

Enfim... Frente ao meu perceptível fracasso, cheguei à conclusão que realmente teria que apelar a algo de minha autoria. Difícil ter sucesso ao ambicionar fugir de lugares-comuns.

Tecer comentários a respeito do poder cativante, da segurança - talvez transmitida de forma imperceptível por minha amiga - e não parecer clichê é quase impossível. Que o diga discorrer sobre sua determinação (a qual chega a despertar uma pontinha de inveja) ou, então, sobre a grande força que convive com a leveza de sua sensibilidade.

Percebem minha agonia ao tentar transpor ao mundo das palavras e coisas tangíveis a unicidade e a relevância dessa criatura? Talvez uma frase possa ser mais eficaz... Precisaria de algo realmente fantástico, impactante, objetivo, que imprimisse toda magnitude da questão desenvolvida em minha mente. Estou sentindo, na ponta dos dedos... Hmmm. Acho que é isso mesmo...

FELIZ ANIVERSÁRIO, Amiga!

..................................

É ou não é fácil, fácil ter um feliz aniversário desse jeito?