19 outubro, 2008

(Nem deu tempo de fotografar)

No sábado, resolvi matar o que estava me matando.

Namorado comprou duas barras de chocolate branco e uma caixinha de morangos cheirosos que só. E o que saiu disso? Uma mousse de chocolate branco com calda de morangos, course. Pena que não deu pra tirar uma foto pra vocês conferirem a cor ESCARLÁTICA (oi, eu invento palavras) da calda de morangos... A receita em si saiu dos cafundós da minha cabeça, porque achei que morangos e chocolate branco seria uma combinação infalível. Não anotei nada, mas confio na memória pra passar a receita pra quem quiser se aventurar.

Mousse de chocolate branco com calda de morangos

Mousse

2 barras de chocolate branco (vá na sua marca preferida, o ideal seria uma marca com pouca ou nenhuma quantidade de gordura hidrogenada, ok?)

1 lata de creme de leite

3 claras

Calda de morangos

300g de morangos (orgânicos? Manda bala!)
2 colheres de sopa de açúcar
150 ml de água
2 colheres de sopa de cachaça ou vodka

Pique o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria. Caso não domine a arte, apele para o microondas: Um minuto já é o suficiente, pois os pedacinhos rebeldes que restarem serão derretidos ao misturar. Junte o creme de leite e mexa com vontade usando um fouet. Reserve. Bata as três claras em neve e junte delicadamente ao creme de chocolate. Leve à geladeira.

Para preparar a calda, pique os morangos e leve ao fogo com a água e o açúcar. Quando começar a ferver, retire a espuma que se formar e junte a cachaça. Quando a mistura tomar a forma de uma calda mais espessa, com alguns pedacinhos de morango ainda não completamente desmanchados, é hora de tirar do fogo e deixar esfriar. Quando estiver fria, derrame a calda sobre a mousse.

Além de saborosa, o visual da sobremesa é lindo. Vai por mim!