09 janeiro, 2008

Here comes the sun...

Minha relação com o sol sempre foi conturbada. Como eu digo, a genética fez tudo errado comigo: Me deu o temperamento de um ramo da família e a falta de melanina do outro. Ou seja, o pior de dois mundos. Quando eu era idiota, dos 14 aos 18, muito eu me rebelava quanto à dificuldade de me bronzear, omito aqui a parte de que NUNCA gostei de ficar assando ao sol. Acho tedioso e estúpido, mas pode, e deve, ser invejinha de quem vai na padaria e volta parecendo que passou 15 dias em Porto Seguro. Pois bem, nessa idade aí, eu me besuntava de qualquer bronzeador, óleo, coca-cola, Rayto de Sol que me prometesse bronzeado garantido de primeira e sempre, sempre me dava mal, porque o máximo que conseguia era ficar igual a uma pimenta cayena. Fora o ardido, que me obrigava a ficar imóvel por grande parte do dia, já que qualquer encostadinha provacava aquele "ughh!" e lagriminhas nos olhos.

Nem preciso dizer que assando no primeiro dia, ficava absolutamente impossível tentar pegar sol nos dias seguintes. Por um tempo, até considerava a possibilidade do vermelhão sair e no lugar dele aparecer um douradinho básico, mas a esperança não durava muito tempo. O vermelho descascava e no lugar dele voltava o branco. E assim, porque até ser idiota cansa, eu desistia.

Então, chegou a idade do "se vira, nêga!", onde eu precisava trabalhar a qualquer custo. Como era estágio, férias (no verão, então!) eram um sonho impossível e o branco escritório passou a ser justificável, já que eu não saía de dentro de um. Foi aí que comecei a perceber as vantagens de ter poupado a pele alva durante tanto tempo. Minha pele continua ótima, enquanto gurias da minha idade já precisam dar um tapa de base/pó pro negócio ficar apresentável.

Sendo assim, assumi de vez o fato de que nunca vou ser uma morena jambo. Ter uma corzinha de saúde é lindo, ótimo, mas tomar sol além do que a sua pele aguenta é furada: Se hoje você está feliz da vida com sua cor terracota, amanhã as rugas, as manchas e a pele com aspecto de couro curtido vão te fazer querer morrer numa nota num peeling total hard extreme.

E é ótimo ter 23 anos e te darem 17...


Mánemmefale!