27 dezembro, 2007

Clique na foto para ampliar...

Torta Mousse de Coco e Chocolate Branco

Pra fazer essa torta, usei como modelo a torta de chocolate e maracujá ali embaixo. Ou seja, duas camadas: uma de ganache de chocolate e uma de mousse. Fiquei um bom tempo pensando qual seria a combinação ideal de sabores. Nada que ficasse doce demais, que tivesse um visual legal... e que caísse no gosto do povo aqui de casa... Como o chocolate branco já estava definido, escolher o acompanhamento demorou um pouco mais, mas acabei decidindo pela mousse de coco, o que foi acertadíssimo. :)

Pra fazer a torta (usando uma fôrma de aro removível de 26cm):

Massa:

400g de biscoito aveia e mel (ou outro, conforme a preferência - talvez dê pra usar menos, já que achei a massa meio grossa demais)
300g de manteiga sem sal

Triture o biscoito no liqüidificador, derreta a manteiga (pode ser no microondas) e misture tudo até obter uma farofa. Forre o fundo e as laterais da fôrma com essa farofa e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.

Ganache de chocolate branco:

400g de chocolate branco
1 caixa de creme de leite (se for usar a lata, faça sem o soro)
1/2 envelopa de gelatina sem sabor (prepare o envelope inteiro, conforme instruções da embalagem, pra usar a outra metada na mousse de coco)

Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite, misturando bem e junte a metade da gelatina sem sabor. Despeje sobre a massa da torta, na fôrma.

Mousse de coco:

1 garrafa de 200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1/2 envelope de gelatina sem sabor
1/2 pacote de coco em flocos adoçados

Bata tudo no liqüidificador até ficar homogêneo e despeje sobre a ganache de chocolate na fôrma. Leve à geladeira até a hora de servir. Quando adquirir consistência, polvilhar os flocos de coco sobre a mousse.

Obs.: Achei que no outro dia a torta ficou melhor. Da próxima, vou fazer um dia antes de servir.