06 outubro, 2007

A Pazza

O ônibus que eu pego pra ir à faculdade oferece desconto aos universitários. Para ter um controle de quem é universitário e quem não é, TODO DIA ele pára na entrada de Porto Alegre onde tem um posto de fiscalização da empresa de ônibus. O fiscal, seu Hermes, entra no ônibus, dá boa noite, pede que quem for universitário mostre a carteirinha, acorda gentilmente quem pega no sono e passa de um em um conferindo as carteirinhas. TODO DIA a mesma coisa, tanto que eu, que estudo há menos de dois meses na Puc, já sei até o nome do fiscal.

O seu Hermes, que como todos nós, sabe do problema que temos de sempre chegar em cima da hora, senão atrasados, na faculdade, tenta fazer esse processo o menos demorado possível. Então, como se explica o fato de uma senhora que SEMPRE pega o ônibus comigo, que estuda lá na Puc, nos atrasar TODO DIA por causa da maldita carteirinha? TODOS OS DIAS o ônibus pára no acostamento, TODOS OS DIAS o seu Hermes entra no ônibus, TODOS OS DIAS ele passa por ela, ela vê ele e não faz UM GESTO pra pegar a carteirinha enquanto ele não diz:
- A carteirinha?
Daí lá vai ela catar a carteirinha que fica dentro de um saquinho com mais meio trilhão de documentos os quais ela tira todos, examinando com todo o cuidado, demorando milênios nesse processo. E isso acontece TODO O SANTO DIA!

É muita inoperância numa só pessoa.