20 maio, 2006

Vai um livrinho bom aí?

"Antes de as mulheres terem asas", de
Connie May Fowler

(...) Os olhos dele pareciam nuvens se armando para um forte temporal - sabe aquele olhar de loucura como se a alma de uma pessoa complicada e perseguida tivesse sido forçada para dentro do pequeno espaço no interior das órbitas, lampejando desespero, raiva e dor como uma luz de alerta: Não entre, não atravesse; não tente consolar (...)

(...) Era um vento violento - do tipo que corta por dentro das pessoas, como se o ar estivesse cheio de perigo, de silenciosas navalhas feitas de gelo. O verão se despedaçou aos meus pés. (...)

Mais um? Ok.

"Noite do Oráculo", de Paul Auster

(...) Sabia que ia ter de dizer adeus ao caderno português, mas a menos que fizesse isso em meus termos, ele continuaria a me assombrar como uma derrota moral. Se não por outra coisa, porque sentia que precisava provar a mim mesmo que não era um covarde (...)

(...) Pensamentos são reais. Palavras são reais. Tudo que é humano é real, e às vezes sabemos coisas antes que aconteçam, mesmo sem ter consciência disso. Vivemos no presente, mas o futuro está dentro de nós a todo momento (...)